Muitos confundem pré-moldado com pré-fabricado. Mas afinal de contas, o que difere estes dois termos? Segundo a norma brasileira NBR 9062, que define o projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado é executado fora do local de utilização definitiva na estrutura, com controle de qualidade menos rigoroso, devendo ser inspecionados individualmente ou por lotes, através de inspetores do próprio construtor, da fiscalização, do proprietário ou de organizações especializadas, dispensando-se a existência de laboratório e demais instalações congêneres próprias.
Enquanto o pré-fabricado é executado industrialmente, sob condições rigorosas de controle de qualidade, sendo inspecionadas as etapas de produção compreendendo em ao menos confecção da armadura, formas, o amassamento e lançamento do concreto, armazenamento, transporte e montagem. Devendo ser registrado por escrito em documento próprio onde estejam claramente indicados a identificação da peça, a data de fabricação, o tipo de aço e de concreto utilizados, além das assinaturas dos inspetores responsáveis pela liberação de cada etapa de produção devidamente controlada.
Entretanto, o pré-fabricado tem muito mais qualidade e segurança na construção de estruturas. A Racional possui fabricação própria de pré-fabricados, com rigoroso sistema de qualidade e mais de 25 anos de experiência ns mais diversos setores: industrial, comercial, educacional, hospitalar e religioso. São condomínios industriais, redes de supermercado, concessionárias de veículos, shopping centers e galpões para os mais diversos fins, distribuídos em muitos estados do Brasil.

Julho 23, 2015